Educação Infantil

A Educação infantil na sua função pedagógica considera a infância como uma fase de construções essenciais do sujeito e as crianças como seres sociais com suas características próprias, em termos de história de vida, origem, linguagem, hábitos, costumes e valores. Comprometida com o desenvolvimento da autonomia, criatividade, responsabilidade, criticidade, espírito de cooperação e solidariedade, numa integração com a família, para que cada criança seja de fato, inserida no contexto social e educacional.

Pensar a criança com seus processos singulares, presentes em diferentes culturas e contextos sociais, suas capacidades físicas, cognitivas, éticas, estéticas e emocionais, proporcionando-lhe um ambiente rico em interações e situações de desafios e aprendizagem, no qual ela amplia gradativamente a compreensão acerca de si mesma e do mundo. Educar, cuidar e brincar faz parte da filosofia que articula o currículo da Educação Infantil.

A Educação Infantil é organizada em grupos de 02 a 05 obedecendo a idade cronológica, com organização curricular por eixos de trabalho e objetivos distintos, porém complementares. Segundo as DCNEIS, o objetivo maior dessa etapa de escolarização é ‘ o brincar como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil e socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma’.

A prática educativa da Educação Infantil tem como objetivos específicos:

  • Proporcionar o desenvolvimento integral da criança até 05 (cinco) anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, cognitivo e social e transcendental;
  • Favorecer a aquisição de experiências amplas e diversificadas que permitam ao educando o desenvolvimento integral e harmonioso das suas características;
  • Proporcionar à criança uma formação adequada à sua capacidade, compatível com sua estrutura familiar;
  • Proporcionar à criança a aquisição de hábitos e atitudes de vida social e cidadã;
  • Oferecer atividades de acordo com as teorias e métodos de alfabetização que atendam à sua potencialidade;
  • Capacitar o educando, através de suas atividades, a adquirir e desenvolver os conhecimentos atualizados que lhe permitam interagir no mundo que o cerca;
  • Desenvolver atividades pedagógicas integradas, contínuas e progressivas, que atendam às características bio-psico-sociais do educando;
  • A construção das aprendizagens na Educação Infantil se faz com base em experiências, na interação com os demais e com o ambiente, e em informações recebidas. O Colégio Santíssimo Sacramento trabalha com os eixos curriculares de forma inter-relacionada e vinculada, já que não podem ser trabalhados de forma isolada, mas devem ser concebidos como um critério global.

Os Eixos de trabalho são:

  • Identidade e Autonomia;
  • Artes;
  • Linguagens: Oral e Escrita;
  • Matemática;
  • Natureza e Sociedade;
  • Movimento;
  • Música;