banner-ens-fundamental

O Ensino Fundamental no Colégio Santíssimo Sacramento tem como referencial os Parâmetros Curriculares Nacionais. A educação de qualidade a ser oferecida é portanto, meta prioritária da Instituição. O projeto educacional baseia-se na busca de uma crescente igualdade de direitos entre os educandos com base nos princípios democráticos. Desta forma, no convívio escolar enfatizamos o respeito às diversidades culturais, regionais, étnicas e de crenças. A importância que damos as relações dos estudantes com conhecimento e ao processo de aprendizagem são indicadores de nosso compromisso com a qualidade de ensino. A intenção é formar sujeitos autônomos críticos e participativos, capazes de atuar com responsabilidade na sociedade em que vive. Neste ciclo o educando passa cada vez mais a responsabilizar-se com sua relação com o saber e com o outro, tendo o conhecimento como ponto de apoio para o diálogo. As situações de ensino e aprendizagem contribuem para o exercício dessa responsabilidade. Entendemos que a educação escolar é um processo sistemático e intencional de interação com a realidade, que se dá por meio do conhecimento e da coletividade.

Tem como objetivos específicos:

• Desenvolver as potencialidades do educando, dando ênfase a atitudes crí­tico-reflexivas;
  • Capacitar o educando, através de suas atividades, a adquirir e desenvolver os conhecimentos atualizados que lhe permitam interagir no mundo que o cerca;
  • Desenvolver atividades pedagógicas integradas, contínuas e progressivas, que atendam às características bio-psico-sociais do educando