Proposta Pedagógica

Educação Infantil

A concepção pedagógica da Educação Infantil visa oportunizar a criança construir conhecimentos sobre o mundo, as pessoas a sua volta e sobre si mesma. Para isso, pautamos nosso trabalho nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, alinhados aos princípios da BNCC, visando desenvolver um espaço de interações e construções, alicerçado nos campos de experiência, que norteiam as práticas em sala e ampliam o leque de possibilidades de trabalho.
Alinhado a essa concepção pedagógica, oferecemos o Programa Bilíngue UDP que possibilita à criança praticar a língua inglesa através de atividades audiovisuais baseadas no contexto e trabalhos com inteligência emocional, valores e cidadania, além de promover habilidades de trabalho em equipe, inclusão e respeito às diferenças, assim como o desenvolvimento da autonomia.

Ensino Fundamental Anos Iniciais

A fase mais longa da Educação Básica visa a valorização de aprendizagens de modo progressivo, ampliando a visão de mundo e as relações que se estabelecem com o meio e com o outro. Uma educação pautada em valores, que visa proporcionar situações de desafios e reflexões, construindo uma aprendizagem significativa, tendo em mente a educação integral do estudante. Para esse segmento, a BNCC se organizou por áreas do conhecimento: “Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso”. A escola elaborou seus planos curriculares seguindo a orientação da lei, visando atingir às características locais e necessidades da comunidade. Ao estabelecer competências e habilidades para o trabalho com os alunos ano a ano, a BNCC visa garantir ao estudante o direito de aprender continuamente, de fazer conexões entre os conhecimentos adquiridos e suas vivências, para que compreenda questões cada vez mais complexas, além de construir uma formação ética, com base em valores. Agregado a uma concepção pedagógica sustentada por valores sociais, é oferecido o Programa Bilíngue UDP que, traz uma abordagem abrangente, alternando entre conteúdos baseado em ficção com textos introdutórios, desenvolvendo as quatro habilidades: ler, escrever, falar e ouvir. Além disso, combina as mais recentes metodologias de aprendizagem, fornecendo a flexibilidade curricular e os 4 Cs do CLIL -conteúdo, comunicação, cognição e cultura. Desta forma, os trabalhos individuais e em grupos são expandidos, aumentando a eficiência da aprendizagem, a autonomia e a iniciativa pessoal.

Educação Fundamental Anos Finais

Comprometida com o desenvolvimento integral do estudante, a segunda etapa do Ensino Fundamental se propõe a aprofundar a construção do conhecimento, o aprimoramento da autonomia, ampliação da bagagem cultural, posicionamento frente a problemas científicos e humanos, análise de diferentes perspectivas, fazendo uma ponte significativa com suas vivências.
Através de uma metodologia com base nas múltiplas dimensões, fundamentada na Pedagogia de Projetos, que não se limita a seus espaços, promove a vivacidade utilizando centros culturais, equipamentos urbanos, integrando famílias e comunidade no cotidiano escolar.
A Equipe Pedagógica atua de forma multidisciplinar, aprofundando os saberes na vivência de valores, formação crítica, participativa, solidária e criativa, preparando o adolescente para enfrentar desafios e elaborar seu projeto de vida, realizando uma educação de excelência humana e acadêmica.
Nessa etapa, sob a ótica da BNCC, o estudante desenvolve habilidades e competências que lhes possibilitam interpretar, entender, e habilitá-lo a uma participação integral na vida política e social, de forma democrática, inclusiva e cidadã. O ensinar e o aprender, a partir do significado, envolvem o debate de ideias proporcionando um aprendizado amplo, ético, tecnológico e sustentável em favor da transformação por um mundo mais justo e solidário.
Para esse segmento a BNCC se organizou por áreas do conhecimento e seu Componentes Curriculares: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.

Ensino Médio

O Ensino Médio aprimora competências e habilidades para que os estudantes possam desenvolver-se de forma plena fazendo conexões entre conhecimentos acadêmicos e suas vivências práticas, a fim de utilizá-las em diferentes contextos com senso de cidadania global. Tendo em vista uma metodologia alinhada com seus projetos de vida em todas as dimensões, proporcionamos aos discentes uma aprendizagem que favorece o protagonismo, a fim de que atuem cada vez mais com autonomia, no sentido de que possam ser gestores do processo de aprendizado e da produção do conhecimento, conectados com as demandas sociais do nosso tempo, com capacidade de leitura crítica do mundo em suas diversas possibilidades de significação Essa etapa oferece uma excelente preparação para os diversos exames seletivos externos de ingresso em universidades e/ou faculdades, Enem, entre outros, de maneira que o educando seja capaz de se adaptar com flexibilidade às novas tendências e aprimorar-se pessoal e profissionalmente.